A VIDA DE MARTINHO LUTERO



Martinho Lutero foi um dos principais reformadores da Igreja e um exímio Doutor. 
Lutero nasceu em Eisleben, 1483. Como de costume na época, foi batizado um dia após seu nascimento na Igreja de São Pedro e São Paulo de Eisleben. Recebeu seu nome, Martinho, se dá em memória de São Martinho de Tours.
Como filho de um homem que estava em ascensão econômica, Lutero teve a possibilidade de ingressar na faculdade em 1501, tendo recebido seu título (Magister Artium) em 1505.

O jovem Lutero entrou no Mosteiro Negro da ordem dos Agostinianos Eremitas de Erfurt, 
Por iniciativa de Staupitz, mentor de Lutero, ele foi para Wittenberg e recebeu seu primeiro Bacharel em 1509. Em 1512, Lutero recebeu o título de Doutor em Teologia e assumiu o cargo do professorado de seu mentor.
A exposição de livros das Escrituras passou a ser o centro da atividade teológica de Lutero, o qual fez extensas preleções sobre os Salmos (1513-1515), a Carta aos Romanos (1515-1516), a Carta aos Gálatas (1516-1517) e a Carta aos Hebreus (1517-1518).

Em Outubro de 1517, Lutero reuniu suas críticas ao comércio de indulgências em 95 teses, escritas em latim, convidando os eruditos a discutirem sobre a questão. Também enviou uma carta a Alberto de Brandenburgo, apelando para que resolvesse a questão. 
Não resolveu 

Em abril de 1518, apresentou suas perspectivas de Reforma e expôs a teologia agostiniana num debate realizado em Heidelberg, com os agostinianos alemães. Nessa ocasião ele converteu diversos monges a sua causa, como John Brenz e Martin Bucer.
Nesse período diversas obras de suma importância para a Reforma foram escritas, como seu Sermão das Boas Obras e Do Cativeiro Babilônico da Igreja. No primeiro, desenvolve que as boas obras são necessárias e conclui que a obra mais importante é a fé em Cristo Jesus.

Ao final de sua vida, Lutero dirigiu um dos seus mais importantes tratados, tratando da Eclesiologia. Assim, escreveu seu “Dos Concílios e da Igreja”, obra publicada em 1539.
Em 18 de fevereiro de 1546, Lutero faleceu. 
Sola Gratia 📖

Cative.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas