Um pequeno estudo sobre Universalismo teológico e os reformados
Esses dias eu estava vendo um dos videos do Luca martini, eu particularmente amo vídeos de evangelização na rua, dentre outros, ele estava comentando sobre alguém que escreveu um comentário em um dos vídeos que não se precisa mais falar da palavra, espalhar a mensagem de cristo, porque isso é ser radical, e alguns outros cristãos concordando, o que me fez ficar de boca aberta mas nem tanto assim, aí eu pesquisei e encontrei esse termo
Universalismo
que no caso é uma doutrinal, ou crença que afirma que todos os homens estão destinados a salvação eterna, em virtude da bondade de Deus.
Por isso o evangelho não seria necessário ser expandido ou pregado de acordo com esse conceito e construção filosófica e teológica.
Existem vários tipos de significado como o universalismo na literatura, etc
porém não é sobre ele que vamos falar um pouco hoje, e sim sobre esse conceito na teologia
Para nós, reformados, existe um certo perigo nesse conceito, ela contraria o que diz a Palavra
pois diz que o inferno não existe, opa.. opaa.. já dá pra ter uma idéia do quão contrário é acreditar nisso não é mesmo ?
A filosofia e a ciencia são usadas para assuntos mais complexos e denominados desconfortáveis porém para algumas respostas e visões, as Escrituras são lembradas e colocadas novamente em questão.
Esse conceito foi promovido por Gerrard Winstanley, Richard Coppin e George de Benneville, seus autores no século XVII
Esse conceito também está ligado ao Inclusivismo ( movimento que prega que Deus salvará a humanidade por outros meios ), teologia do processo, dentre outros.
Tudo isso discorre da Escritura, a autoridade da Bíblia que nos mostra o inferno, assim como o céu, é aceitar a verdade e autoridade da Palavra,
Jesus nos falou sobre o inferno em Mateus 5: 22
mais adiante, no versículo 29, a possibilidade do corpo ser lançado no inferno.
Assim como a condenação em Mateus 23: 33,
Descrição sobre o inferno nas escrituras se encontra nessas passagens : Marcos 9: 43, Lucas 16: 23 e Mateus 13: 42
Até no antigo testamento podemos encontrar suas descrições e angústias sobre este lugar em : Salmos 116: 3, Deuteronômio 32 : 22
e Isaías 14: 15.
Ainda podemos falar sobre as parábolas que remetem ao inferno
Isso pode se dar a uma interpretação humana dada ao que lhe caem bem, utilizar uma compreensão para mascarar a verdade e justificar seus desvios
é preciso pregar o evangelho a toda criatura, é uma ordenança da Palavra e se faz preciso ter isso em mente se for cristão.
Um teólogo que crê na palavra em sua totalidade, entende que ela é a fonte de toda verdade e luz,
Cative.
Comentários
Postar um comentário