RESENHA DE O PEREGRINO DE JOHN BUNYAN - TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE- BOOKSTAN

 Esperançoso se torna o novo companheiro de jornada de Cristão, ele conta um pouco sobre a sua conversão ao Senhor por meio das palavras e o testemunho de Fiel, uma parte do livro conta um pouco mais sobre seu testemunho de vida.

                                                 


Outro nome que aparece para eles é Interesse- Próprio, que significa pessoas que usa meios vis para alcançar seus objetivos, Bunyan nos lembra Mestres de religião que não vivem o evangelho em si.


Interessante também o personagem Demas que encontram pelo caminho, uma referencia a época de Paulo, Demas foi um obreiro de Paulo mas o abandonou ( Filemon 24) 

'' amando o presente século'' como foi mencionado.


Ele representa os que abandonaram a fé para se tornarem Ricos.


Vemos também, mais adiante, uma lição que aprendemos sobre ''Atalhos''

Cristão e Esperançoso entram no Prado do Caminho Errado, mesmo sendo avisados sobre os atalhos pelos pastores ( provérbios 4: 25-27).

Encontram o Gigante Desespero e sua mulher Incredulidade, a representação de que a incredulidade e o desespero andam juntos.

Depois de serem presos e passarem muitos sofrimentos por uma decisão errada, Cristão e Esperançoso finalmente chegam ás Montanhas das Delicias, vemos que a vida do cristão é equilibrada entre momentos difíceis mas também de descanso e alegria.


Conhecem Ignorância que representa aquele que não entrou pela porta estreita desde o início, também encontram o Adulador, o autor nos mostra que enquanto progredimos na vida cristã, as tentações se tornam mais sutis, pois os atalhos do início da jornada eram mais óbvios.


O final do livro é lindo demais, glorioso demais, Cristão e Esperançoso atravessando o Rio, o certificado que tinham em mãos era o pergaminho provando que eram Cristãos.


Recomendo este livro mil e mais mil vezes se pudesse,

Boa leitura e obrigada por ler até aqui...

Comentários

Postagens mais visitadas