O PEREGRINO DE JOHN BUNYAN- RESENHA PARTE 2- BOOKSTAN
Cristão chega a visitar a comunhão da igreja, como dito anteriormente na primeira parte de nossa resenha, o palácio tinha vários aposentos, um deles era a paz, assim como vários quartos que significavam vários aspectos da vida cristã.
Outro significado muito interessante eram a das Montanhas das Delícias que faziam alusão a visão das benções futuras que encoraja o cristão nas provações da vida.
No final do Capítulo 4 temos a primeira aparição de Fiel, o qual será a companhia de Cristão até alcançarem a Feira da Vaidade, quando chegarem lá, Fiel será martirizado ( um dos pontos mais fortes do livro ). Nessa parte, Bunyan também faz uma alusão a crentes que não frequentam ou se unem a igrejas locais pois Fiel não se detém no Palácio Belo.
No capítulo 5 Cristão entra no Vale da Humilhação, enfrentando Apolião, tudo indica que talvez seja um enviado de Satanás ou o próprio satanás, pela referencia em apocalipse 9: 11 o '' anjo do abismo''.
Cristão também passa pelo Desfiladeiro da Dificuldade e no mesmo encontra o Vale da Sombra da Morte, representando não a morte física mas a experiência de medo e horror que nós cristãos passamos nessa vida.
Aprendemos nessa parte que os cristãos aprendem lições no vale, até mesmo a escuridão pode trazer benções.
Achei interessante a conversa de Cristão e Fiel, do qual comentam e Cristão interroga a Fiel sobre Flexível, o mesmo diz ele caiu no Pântano da desconfiança, uma parte que representa bem os que decidem se desviar da igreja, sua fala termina citando uma referencia a parábola de Jesus em Mateus 12: 43 ao 45
''Ele agora está sete vezes pior do que se nunca tivesse deixado a cidade''.
Fiel também conta um pouco sobre a sua experiência com uma dama,
a Sensualidade, vamos ver o que ela representa:
A tentação do pecado sexual, ela a descreve com voz encantadora e promessas de todos os tipos de satisfação
porém termina com
'' Seus passos levam direto para o inferno''
Temos também a referencia ao Primeiro Adão, o que ainda carrega a velha natureza ou o valho homem como preferir chamar, por isso ele mora na Cidade do Erro e suas respectivas filhas são : Concupiscência da carne, dos olhos e a Soberba da Vida.
Também podemos citar ''Vergonha'' que representa que a religião não é algo Varonil, que poucas pessoas importantes a seguem e que fazem as pessoas agirem de forma vergonhosa,
porém Fiel logo o recorda do que '' aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus''.
Loquaz também é um personagem muito interessante, me lembra pessoas em que a Bíblia está em sua mente, mas não em seu coração.
Loquaz sabe muito da Palavra, mas engana com o falar, não possui experiência pessoal e é isso que o desmascara.
Chegamos a Feira das Vaidades que representa o mundo e todas as suas atividades, podemos citar a vaidade ou vazio da vida humana, quando se está separado de Deus.
As mercadorias incluíam produtos que ímpios procuravam ( o escarlate é usado como referencia de apocalipse 17: 3-4 e 18:12,16.
As vestimentas dos Peregrinos se diferenciavam das dos participantes da feira, o motivo é porque a justiça de Deus destaca os cristãos em meio a multidão,
Por isso os classificaram como estrangeiros ( estrangeiros deste mundo é uma ótima referencia para cá).
Cristão e Fiel suportaram com sabedoria toda a humilhação e vergonha, tamanha mansidão que até conquistaram alguns homens da feira para seu lado, alusão a Paulo e Silas na Prisão em Atos 16:24.
Assim como uma das testemunhas, Inveja o acusou, os primeiros apóstolos foram acusados de quebrar a lei e costumes romanos em Atos 16:20,21.
Essa parte foi muito emocionante e não como escrever isso sem chorar, Fiel foi morto e depois o apanharam e o transportaram através das nuvens para o Portão Celestial,
Para o cristão o sofrimento apenas conduz a glória
Alusão a maneira que Elias foi levados aos céus também em 2 Reis 2: 11.
A morte de Fiel engrandeceu a Deus, através disso, Cristão conhece Esperançoso, impedindo que os homens o matassem, seguindo a jornada.
A parte 3 em breve vai chegar...
Obrigada por ler até aqui.
Comentários
Postar um comentário