Resenha de A Abolição do Homem - C.S Lewis - BOOKSTAN
Um dos livros mais densos de C.S Lewis, ouso dizer, e um dos mais debatidos atualmente. Em suas poucas páginas ,mas complexas, o autor defende a moralidade absoluta, você tem que estar preparado para uma leitura complexa e que trata de assuntos que exigem um entendimento mais abrangente e aprofundado.
O autor não nos diz qual o livro que ele trata sobre, respondendo-os por pseudônimos, sua resposta é uma contestação a tendência principio lógica, defendendo os valores universais, usando como exemplo o altruísmo, a caridade e o amor, expondo as consequências da ausência dessas virtudes na sociedade.
Lewis responde ao pós modernismo por assim dizer, mesmo não podendo ser o conceito oficial do mesmo, o livro é dividido em três capítulos, os pseudônimos utilizados para se referir aos autores são Gaio e Tito, e ao livro em si como livro verde.
Ao longo da leitura, Lewis destaca várias filosofias como a lei da benevolência geral, a lei da benevolência especial, a lei da justiça, deveres para com mais velhos e ancestrais, lei da boa fé e da veracidade, lei da misericórdia, lei da magnanimidade, dentre outros.
O título se dá porque o autor explica que tentar abolir a moralidade é como tentar abolir o próprio homem, recomendo esta grande obra.
Obrigada por ler até aqui e boa leitura...
Comentários
Postar um comentário