O luto e suas Variadas Fases
O luto
Um processo a se passar, afinal a morte faz parte da vida, irônico talvez
não é algo bom a se dizer ''não chore'' ou ''você não deveria estar chorando assim'', não há pecado em chorar, Jesus chorou, em Eclesiastes 3 fala sobre o tempo para todas as coisas debaixo da terra, incluindo o tempo de chorar, A realidade da morte chega para todos nós, querendo ou não querendo. O luto na Bíblia é apresentado por Salomão em Eclesiastes 7: 2 '' É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos'', em Gênesis 50:10 podemos ver que o luto entre os judeus era um período de sete dias, confirmado também em 1 Samuel 31: 13.
A morte de alguém querido é algo difícil a se lidar, uma das piores dores a se sentir, o laço criado e o sentimento do vazio de não poder mais ouvir a voz daquela pessoa ou um simples abraço acalorado, o impacto emocional é umas das coisas mais tremendas a se lidar ainda mais se existir uma relação de problemas psicológicos a se lidar antes do acontecido, podendo se agravar ainda mais, é muito importante um acompanhamento psicológico e espiritual para lidar com essa dor visceral, essas emoções não seguem uma ordem cronológica podendo ser instável influenciada pelo estado de choque daí vem a primeira etapa do luto:
Primeira etapa do luto: A NEGAÇÃO
A incapacidade de aceitar os fatos e nega-lo veementemente, isso se dá a um estado de desespero ao desconhecimento, uma ação totalmente nova e negativa, que talvez nunca tenha sido lidada antes.
Segunda etapa do luto : A RAIVA
A sensação de injustiça, a raiva descontrolada por uma situação que você não pode controlar, a sede de justiça por desemparo e confusão, uma das etapas mais difíceis pra mim quando passei, ainda mais sendo adolescente na época, o mundo vindo em cima e a sensação de não poder controlar absolutamente nada, é sufocante.
Terceira etapa do luto : A DESESPERANÇA :
A sensação de de total desorganização e falta de esperança na vida, e agora? por onde começo a juntar meus pedaços ? qual a direção tomar ? importante frisar que sua imagem da situação está totalmente nebulosa da desesperança e ao olhar parece não haver saída.
Quarta etapa do luto : A Tristeza Apática e a Aceitação:
A consciência começa a ser tomada de que o ente querido não irá mais voltar, uma tristeza apática e um cansaço mental começa a tomar conta do corpo, o desinteresse e o sentimento de nostalgia muito forte vem de encontro nessa fase.
A vida não volta como era antes mas isso não significa o fim, eu sou prova viva disso, passei por todas essas fases e vivi na pele com a morte de meu pai com 16 anos de idade no mesmo mês do meu aniversário, uma das maiores experiencias que passei na vida, eu sobrevivi.
Eu te digo que existe esperança no final de tudo, eu sei que não parece agora, sei bem... mas desejo que você venha dar um novo significado a essa situação, todo esse processo e esse misto de emoções é totalmente normal, não se prenda, não pule esse processo pois é essencial para um novo significado, até mesmo a dor física : transtornos intestinais, insonia, perda de apetite, dor no peito, e é claro a dor emocional.
A dor vai diminuindo com o tempo mas ela vai fazer parte de você, isso é um processo natural e você vai ter que conviver com isso e spoiler : você vai conseguir.
Que o consolo de Deus esteja contigo, o luto é pessoal e o seu tempo de duração também, poderá haver dias piores ou melhores, amar aquele ente querido com uma nova linguagem de amor, uma nova significação.
A finalidade do luto é essa : dar expressão a dor e a significação dos sentimentos bons que restarem.
Obrigada por ler até aqui e lembre-se você nunca estará sozinho (a).
Comentários
Postar um comentário