Eclesiastes : uma reflexão sobre a vida.

 


Se eu fosse um livro da Bíblia, com toda certeza, seria Eclesiastes.

Eu sempre fui uma pessoa muito pensativa desde pequena, muito séria também, mas isso foi mudando com o tempo, devido a inúmeras coisas que passamos na vida certas coisas deixam marcas e também uma maturidade, como diz aquela música da pompeo : maturidade não é idade, é assumir que o sofrimento fez parte. Sim, o sofrimento fez parte na minha vida e como pode ter feito parte da sua também, nunca imaginei passar coisas que passei com tão pouca idade, ao mesmo tempo que isso é controverso, nada foge do controle de Deus. 

Lendo Eclesiastes esses dias parei pra pensar no quanto me identifico demais com esse livro da Bíblia, sendo um dos meus favoritos. A passagem que eu mais gosto e que minha mãe sempre falava é em Eclesiastes 7: 1 especificamente a parte que diz que o dia da morte é melhor do que o do nascimento, eu achava muito triste quando era pequena mas conforme fui crescendo entendi, especificamente no funeral de meu pai, lá é o fim de todas as coisas, afinal como diz o versículo 2, todos morrem e é bom que os vivos se lembrem disso ( versão NVT).

  Quando voce experimenta a morte muito cedo isso te transforma de alguma maneira, eu sempre fui bem melancólica e parte de mim odiava isso, hoje vejo que faz parte do meu modo de ser, não odeio mais. Como diz em Eclesiastes 6 : 10, não adianta discutir com Deus sobre o nosso destino, tudo já foi decidido, Ele sabia que eu iria passar pelo que passei e o que me conforta é ver que a minha história já foi escrita, ou seja, no final de tudo eu sou mais do que vencedora, eu já venci, só basta eu tomar posse e seguir em frente com o propósito em mente.

  Nós achamos que a vida seria mais fácil se estivesse no nosso controle e que aconteceria tudo aquilo que nós queremos né, quão tolos somos por essa ingenuidade, na verdade seria um desastre por que não conseguimos saber o futuro e assim mesmo achamos que tomamos decisões melhores do que o próprio Deus. Nos últimos meses minha vida tomou um rumo muito diferente, eu não imaginava estar aqui e muito menos fazer o que faço, é incrível como tem momentos que na nosso cabeça, limitamos o poder de Deus, achando que simplesmente não tem jeito. 

A frase que mais se repete e que eu mais gosto em Eclesiastes é ''não faz sentido''

  Quando ele diz algo e logo em seguida completa com ''não faz sentido'' é muito legal como se estivesse mostrando a pequenez humana para conhecimentos que ultrapassam o nosso limite, é sempre bom lembrarmos de onde viemos e quem Deus nos transformou e está transformando a cada dia.

                                                                     

Quantas vezes você já pensou que iria morrer ou não aguentar e está aqui... todo dia travamos uma batalha com nós mesmos ( eu costumo a chamar de nosso velho homem), as vezes ele vem nos atazanar, é o seu trabalho afinal, nos puxar para continuarmos na mediocridade de nossa natureza humana como estávamos, todo dia é dia de travar uma batalha, no final você já é vencedor.
Por isso está no mundo significa estar escravo de sua própria natureza humana, escravo de sua mente, escravo de suas vontades egoístas. 

Em Eclesiastes 8: 9 reflito sobre como a maldade e a bondade atual no mundo atual, as diferenças de classes (desigualdade social), o poder de prejudicar outra pessoa, perversos serem sepultados com honra no versículo 10, Também ele termina dizendo que não faz sentido e realmente quem vive essa realidade a vida toda e de perto pode concordar que não faz sentido algum. No meio de uma nebulosidade sempre leio Eclesiastes 9: 2 ou o texto inteiro, o título já diz muito
''a morte chega pra todos'', muitos cristãos tem medo da morte ou não costumam falar muito sobre ela, como se fosse algo longe de sua vivencia, algo distante de sua realidade, no versículo 10 diz que tudo que você fizer faça bem feito pois quando descer a sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria.  Uma irmã me disse uma coisa conversando do porque as pessoas principalmente os mais jovens não ajudam muito em faxinas ou em trabalhos pesados na igreja, eu parei pra refletir que os holofotes são muito procurados, mas os trabalhos anônimos passam despercebidos por homens, por isso a procura diminui, você não tem que se sentir superior por fazer um ou outro mas sim fazer porque você entende e tem plena consciência de que não é pra homens e sim pra Deus, será que você não está desperdiçando tempo? 
Quando tu morrer tudo isso deixarás, a vaidade de uma vida com uma falsa certeza de felicidade, muitos amores e pouca verdade, muito conhecimento terreno e pouca verdade.

Eu só tenho certeza de que na vida eu não tenho certeza do amanhã, só tenho certeza mesmo do amor de Deus e sabe que isso é incrível ? é a graça da vida, nada faz sentido.

Obrigada por ler até aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas