Até aonde sua Teologia chega? um papo sobre acessibilidade na periferia

                        

                                     A importância imensurável da teologia não tira a realidade de que o papo de que todo o cristão deve estuda- la é elitista e hoje vamos conversar sobre esse assunto...

                                                               

           Uma das questões é que a teologia serve para edificação do corpo e isto está diretamente ligado ao fato da acessibilidade de pessoas ao estudo, a falácia do ''só é crente de verdade se estudou teologia'' está ligada a uma realidade totalmente elitista excluindo minorias, a sociedade majoritariamente periférica dentro das igrejas ( que na maioria das vezes sustentam suas bases) muita das vezes, não tem acesso a este tipo de estudo mais abrangente e o fato de muitos não levarem isso em conta é porque vivem dentro de sua bolha social, pautada em uma realidade muito distinta e presa em sua zona de conforto, como um círculo social que só atinge quem é capaz de pagar por isso, vamos então refletir sobre a ideia da intelectualidade do povo pobre dentro da igreja, pois me refiro ao amadurecimento espiritual também, e como isso muita das vezes, está atrelado ao poder aquisitivo, a ideia de que como pobre não terei capacidade suficiente para poder expandir assuntos como filosofia, sociologia e a nossa dita teologia, assuntos que abrangem escatologia e ensinos mais aprofundados com base Bíblica. 

               Essa questão pode parecer surreal e ao menos distante da realidade de alguns, porém é muito frequente a dúvida da capacidade intelectual do povo periférico, isso se estende dentro da igreja também, não digo aquelas comunidades dentro da periferia mas sim a igrejas localizadas em zonas de classe média e classe média alta. A desigualdade social existe mas talvez não seja muito percebida no ambiente de quem não convive com ela todos os dias.

                                                                     


               Por que em vez de questionar o intelecto alheio não nos preocupamos com a melhoria da acessibilidade á todos ao conhecimento teológico ? Sabemos mesmo traduzir o evangelho ao entendimento de todos ? Keller comenta um pouco sobre o discurso cristão como divergente do de Jesus em ''o Deus pródigo'', a questão de atrair crentes mas não dialogar com aqueles que estão de fora é bem levantada, é uma denunciação de uma dificuldade comunicativa que tem total haver com o assunto dessa ideia social retorcida que só conversa com um grupo seleto de pessoas. 

             São duas questões trabalhadas aqui o elitismo protestante que não fala/ conversa com a língua do povo e o elitismo protestante que não traduz suas falas para aquele que não acredita, daí vemos a dificuldade de evangelização no Brasil. Será que essa '' sofisticação teológica'' não está afastando mais ainda daqueles que estão nas ruas, essa sofisticação é ótima para espaços que visam alcançar a elite intelectual ou a classe mais ilustrada em ambientes urbanos, porém na rua tem que ser visado o simples do simples, alcançando os secularizados.

                Contestar isso, muita das vezes, é confundido com um pensamento gerado por pautas políticas marxistas porém não se trata disso se trata de mudança de pensamento que incita mexer na estrutura de uma sociedade elitizada mas enquanto não mudar o pensamento elitista, o que serão defendidos são apenas egos. Fora o acesso da mulher no campo da teologia ainda muito reduzido, são questões que merecem uma visibilidade maior do cristão teólogo, a fé não tem que ser tratada como um intelectualismo elitista e a teologia não redime o homem, a teologia deve ser estudada sim, ACESSO A TODOS, de acordo e buscada conforme as nossas possibilidades e o que Deus nos oferece, o seu estudo é ótimo para o auxílio espiritual próprio quanto para o apostolado por esse mesmo motivo deveria ser mais facilitado seu acesso.

                 Como você jovem seminarista, que talvez menospreza as traduções Bíblicas como NTLH ou a mensagem vai explicar o pentateuco para Dona Nazaré, semianalfabeta, dona de casa de 75 anos ? eu vi essa mensagem esses dias e quero deixar aqui para sua reflexão, você consegue traduzir o que aprende para o povo marginalizado ? 

            Outra reflexão agora para você, jovem marginalizado que quer ingressar no estudo da teologia, VAI DENTRO, não tenha medo dos julgamentos ou das dúvidas quanto sua capacidade intelectual, isso só são preconceitos disfarçados, Deus te da todo o apoio que você precisa, sinta-se abraçado e vai lá...

                 Agora te faço duas perguntas simples para que tu respondas interiormente

                 Qual é a sua teologia ?

                    Pra quem é a sua teologia ? 


Obrigada por ler até aqui...

Comentários

Postagens mais visitadas